Leitura de rótulo dos produtos de limpeza.
- Limpas
- 22 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2018
Uma boa limpeza começa lendo o rótulo do produto, conhecendo-o. É nele que vamos saber sobre as características do produto e o uso adequado a que se destina. Sua leitura é importante não só para o bom uso, mas sobremodo para a segurança do usuário.

Rótulos de produtos de limpeza, assim como outros produtos, seguem normas que objetivam oferecer informações relevantes, seu uso adequado e a segurança do usuário, além de sua composição, dados sobre o fabricante e validade. Trazem também telefones de emergência e se o produto está notificado na ANVISA - Ministério da Saúde. Isso é segurança. A leitura de um rótulo em produtos de limpeza é necessária, imprescindível. Não é por acaso que as normas exigem no rótulo a informação: ANTES DE USAR LEIA AS INSTRUÇÕES.
Nosso artigo visa estimular o hábito da leitura dos rótulos, pois é comum o uso de produtos de limpeza, que são produtos químicos, sem as devidas observações. Há produtos de limpeza que contém, por exemplo, cloro ou água oxigenada. Esses elementos não devem ser misturados com outros. Embora muitos fabricantes informam isso quando são componentes da fórmula, muitas pessoas acabam misturando esses produtos com outros para promover, por exemplo, a limpeza de um piso, o que poderá ocorrer danificação do material ou manchamentos. Além disso, tenha em conta, principalmente, que certas misturas produzem gases tóxicos e irritações na pele. Há quem acha que misturar um produto com outro irá obter um "produto mais forte". Cuidado! Soluções para limpeza não funcionam assim. Certas misturas são perigosas e os rótulos normatizados informam isso.
Leia os rótulos! Use de forma correta o produto. Por exemplo: há produtos concentrados que necessitam ser diluídos em água conforme a dosagem indicada pelo fabricante. E muitas vezes as pessoas, por desconhecimento ou por 'desafiar' o fabricante, acabam usando puro, o que pode levar ao desperdício do produto, danificação do material a ser limpo ou até mesmo sua ineficiência.
Não ler um rótulo pode fazer com que o produto não promova uma boa limpeza. Bons produtos acabam sendo desmerecidos pelos usuários simplesmente porque não usaram de forma correta, pela falta de hábito de não ler rótulos. Um costume tão negativo como a falta de ler manuais de instruções e bulas.
E produtos sem rótulos não é bom sinal. Sobre isso, leia nosso artigo "PRODUTOS DE LIMPEZA CLANDESTINOS", produtos vendidos por aí sem rótulos e os perigos que representam e o quanto são enganosos em muitos casos.
Conheça melhor seu produto lendo o rótulo antes de usar. E lembrando que, caso o usuário necessite maiores detalhes e informações, poderá pedir ao fabricante a ficha técnica do produto.
Comments