top of page

Blog da limpeza

Limpeza eficiente de piso com pano e rodinho

  • Foto do escritor: Limpas
    Limpas
  • 29 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2018

Em outra dica falamos sobre "LAVAGEM EFICIENTE DO PISO" e que promover a lavagem do piso com água em abundância é sempre o melhor, mas as vezes não é possível entrar com muita água, ou outras situações não permitem. Portanto, nesta dica vamos falar sobre limpeza eficiente com pano e rodinho, um tipo de limpeza semiúmida. Lembrando que esse método proporciona economia de água.


A princípio, até pode parecer presunção nossa dar dicas de "como limpar o chão com pano". Nada disso. Passar pano qualquer um sabe fazer. O que observamos é que as pessoas substituem a limpeza com pano com "passar um pano". Poucos usam o método de limpeza semiúmida, preferindo a facilidade do "passar um pano", o que não limpa adequadamente, e o pior, boa parte da sujeira vai ficar espalhada.


Sujeira deve ser removida, e não esparramada.
Sujeira deve ser removida, e não esparramada. (Imagem meramente ilustrativa)

A boa limpeza com pano e rodinho também não requer malabarismos, tão pouco técnicas secretas ou especiais, contudo mexe um pouco com hábitos tradicionais da limpeza do piso. Mais do que uma limpeza com pano, trata-se de uma lavagem semiúmida.

Limpando com pano e rodinho de forma eficiente.

Essas dicas valem somente para pisos laváveis, ou seja, que podem ser molhados.


  • Utilize o produto de sua preferência e confiança. Vamos supor aqui que você já tenha o produto específico e bom para essa limpeza. Nesse tipo de limpeza dê preferência para produtos que produzem pouca espuma ou dispensam enxague, o fabricante informa isso no rótulo. Nunca use sabão em pó ou água sanitária, muito menos os dois juntos!

  • Tenha em conta a diferença entre uma boa e má limpeza: sujeira deve ser removida, e não esparramada. Ou seja, vai ao tanque e lave o pano sempre que começar ficar sujo. Não espere o pano ficar muito sujo, lave ao primeiro mais leve turvamento, assim você está mandando a sujeira do piso para o ralo ao lavar e enxaguá-lo bem.


  • Faça a pré limpeza varrendo o piso com uma vassoura de pelos, ou usando um aspirador com bocal apropriado.

  • Prepare a solução no balde conforme recomendação do fabricante.

  • Umedeça previamente a área a ser limpa, faça isso usando pano e rodinho com água pura. Importante deixar o piso levemente molhado, pois um produto lançado diretamente no piso corre o risco de manchá-lo.

  • Agora entre com o primeiro pano encharcado de solução, espalhando pelo chão. Encharcar faz com que a sujeira fique num meio aquoso abundante, adequado para o produto agir sobre as moléculas da sujeira. Esfregue suavemente. Lembrando que neste momento não adianta forçar esfregação, pois a sujidade ainda não 'amoleceu'.

  • Deixe a água (com o produto) agir de cinco a dez minutos, ou segundo informa o fabricante, sem secar.

  • Passado esse tempo, esfregue os rejuntes com escova e o piso com pano limpo umidecido na solução. Vá controlando o excesso de água/solução para que não escorra para áreas que não deseja.

  • Uma vez esfregado, passe novo pano. Mas desta vez o pano deve estar bem torcido para absorver o excesso da solução. Não esqueça que o pano deve estar limpo. Enxugue bem toda a solução existente.

  • Depois de enxugar, imediatamente, sem deixar o piso secar, passe um novo pano com água pura e limpa para completa remoção dos resíduos. Repita essa operação se necessário, é importante que todo resíduo anterior da solução seja retirado usando pano com água pura.

  • Passe um pano limpo e seco para a secagem final.

Quando a área for grande faça a limpeza por partes.


Vale relembrar que essa limpeza é diferente de passar um pano, que serve apenas para tirar pó do piso. Não tenha dúvida que passar um pano é mais fácil e rápido, mas não limpa como a limpeza semiúmida apresentada.


Podemos notar que a forma apresentada é trabalhosa. Contudo, é eficaz e o piso se conserva limpo sempre, sem ficar gradativamente encardidos com o tempo. São esses tipo de limpezas que evitarão encardidos. Se você investir mais um pouco em cada limpeza cotidiana, um dia não terá que encarar aquela sujeira impregnada, difíceis e custosas de serem removidas.


E finalizando, deixamos uma sugestão: embora o uso do rodo com pano ainda é prática comum, sugerimos para quem não conhece experimentar o uso de mops. São mais práticos e substitui com vantagens o uso do pano e rodinho.


Tipo de mop recomendado para essa limpeza

1 comentário


Arnaldo Santos
Arnaldo Santos
16 de mai. de 2018

Bom artigo!

Curtir

limpas limpeza

SOLUÇÕES EM LIMPEZA
E REVESTIMENTOS

Atendimento pelo WhatsApp

Lins SP

limpas lins sp
planilha

bottom of page