Limpeza de vidros do box
- Limpas
- 21 de abr. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2018
Em outra postagem falamos sobre limpeza de vidros e temperados e apresentamos boas dicas. Aqui vamos falar especificamente de vidros temperados em box onde é comum acumular sujidades pesadas, difíceis de saírem pela limpeza tradicional - quem tem essa manchas em seus box sabe muito bem.

Em box surgem aquelas marcas que parecem bolhas de água seca, ocorrem também em vidros, são conhecidas como 'marcas de cloro' ou 'água dura'. Em supermercados e afins desconhecemos produtos que as limpem. Já vimos produtos nesses estabelecimentos dizerem que retiram essas manchas, mas fizemos testes com vários e não saíram. Realmente é muito difícil de limpá-las, necessitando produtos específicos e técnicas profissionais. Portanto, se você está buscando solução para elas, atenção: em algumas lojas e na internet você poderá encontrar um ácido que pode limpar essas marcas, mas trata-se de um produto extremamente forte e requer cuidado ao manuseá-lo, e se escorrer no metal, azulejo ou cair no seu piso poderão mancha-los definitivamente.
Essas manchas até para nós profissionais é um desafio. Com produto não agressivo adequado e técnicas específicas podemos remover com segurança, mas pode ficar resquícios pelo seu alto grau de dureza; ou, quando removidas, pode ficar o dano que suas substancias produziram no vidro, o que dá a impressão que as manchas não saíram. Se chega ao ponto delas incomodarem mesmo com o melhor grau de limpeza obtido, o método indicado para removê-las, ou os danos deixados, é o polimento de vidro, mas tem um alto custo. Trocar o vidro ou jateá-los são soluções mais em conta. Portanto, por ser de difícil remoção, preveni-las é o melhor.

Como evitar essa manchas 'de cloro' em box e vidros?
Elas são resultados de água que seca naturalmente nos vidros. Por isso dissemos na outra postagem (Limpeza de vidros) que secar bem os vidros após seu enxague é importante. Enxugar os vidros dos box depois de cada banho, convenhamos, no dia a dia se torna impossível. Algumas pessoas passam óleo corporal nos vidros para a água não se fixar - não recomendamos. Esse óleo será ancoragem para outras sujidades, além do mais esse próprio óleo é gorduroso, e gordura em vidros é sujeira.
Recomendamos que assim que um vidro novo é instalado faça um tratamento nele com repelente de água. Infelizmente não é um tratamento definitivo e a cada um ou dois meses, dependendo das quantidades de banhos, uma nova reaplicação deve ser feita. Não é um serviço caro, pelo menos nossa empresa oferece esse serviço por um preço bem acessível, e é mais prático que ficar enxugando o box depois de cada banho. Há outros métodos preventivos, mas cada caso é um caso, havendo vantagens e desvantagens, por exemplo, aplicação de filmes; evitas essas manchas, mas descaracteriza o aspecto do vidro natural e certamente chegará um momento que deverá ser substituído.
Outras sujidades em box: A maior parte de sujeiras em vidros de box são gorduras (gordura do corpo, de sabonetes, shampoos e cremes), formando um esbranquiçado que ocupa grande área do vidro, principalmente da metade para baixo do box. Use no dia a dia produtos desengordurantes com bons agentes de limpeza para limpar seu box, assim evita o acúmulo delas. Caso tenha dificuldades para remover esse tipo de sujeira, o que é comum acontecer quando elas já estão bem fixadas, um serviço profissional deve ser requisitado.
Veja um exemplo de sujidade oriunda desses elementos gordurosos em um dos nossos serviços, antes e após a limpeza:
Veja mais detalhes dessa limpeza no nosso site, na sessão Antes & Depois.
Comments