Limpeza de paredes e outras superfícies pintadas
- Limpas

- 15 de abr de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mai de 2018
As mais comuns são paredes pintadas com Latex PVA (normalmente interiores) e Acrílicas (normalmente exteriores e áreas molhadas da casa, como banheiros e cozinhas). Ainda que a tinta acrílica possui resinas em sua composição, o que oferece mais proteção e durabilidade, ambas são a base de água, por isso merecem cuidados para limpa-las sem o risco de produzir estragos na pintura.
Tintas Latex PVA e Acrílicas costumam ser laváveis, e a limpeza semiúmida é recomendável para remover sujeiras localizadas. Normalmente um pano úmido é suficiente para tirar as sujidades mais comuns. Com um pano de algodão (que não seja de cor) limpo e úmido esfregue suavemente - suavemente. Recomenda-se o pano sem cor por não haver a possibilidade de soltar a tintura do tecido durante a limpeza.
Caso a sujidade não saia esfregando suavemente, não insista na força, pois a pintura pode sair, ocasionando uma diferença entre a área que foi esfregada da área total. Neste caso, a sujeira está mais resistente, portanto, use um pano limpo (sem cor) umedecido em uma solução de detergente com Ph neutro dissolvido em água. Esfregue suavemente até a sujeira sair. Recomenda-se olhar o pano e ver se a tinta da parede não está saindo nele, se tiver não insista, pois estará também retirando a pintura juntamente com a sujeira, o que causará diferença na área.
Caso ainda não saia, é porque a sujidade está impregnada mais profundamente, além da superfície, e um produto mais adequado deverá ser usado. São produtos mais específicos, encontrados em lojas especializadas, que penetram nos poros e "arrastam" as impurezas para fora. Embora haja vários produtos que agem com essa finalidade, nem todos são apropriados para ser usados em superfícies pintadas. Daí certifique-se de estar comprando o produto adequado para o tipo de pintura a ser limpa.
Mesmo assim, caso a limpeza não foi satisfatória, não insista: Há sujidades que a limpeza não resolvem. Neste caso uma repintura será necessária.
As tintas esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, é de base sintética. Exceto em casos específicos, quase nunca são utilizada para pintar paredes, são mais utilizadas em superfícies de madeiras e metais como janelas de ferro, corrimãos, estruturas metálicas, acabamentos e moveis.
Elementos que são pintados com esmalte permitem uma lavagem com água em abundância. Na limpeza, cuidado com o uso de solventes e produtos muito alcalinos, pois possuem a propriedade de amolecer resinas, podendo causar aquele efeito enrugado na pintura. Mesmo sendo uma tinta mais resistente, pode correr o risco e danificá-la. Detergentes com Ph neutro são os recomendados: dissolve-o em água e use um pano ou esponja de limpeza macia e esfregue com suavidade. Não use produtos abrasivos, como palhas de aço, a maioria das tintas esmaltes são brilhantes, o que pode ofuscar e danificar a pintura.

Sobre outros tipos de paredes e superfícies pintadas, tenha sempre em conta a base da pintura, se são a base de água ou sintética e siga os mesmos procedimentos aqui mencionados para sua limpeza.
Cuidados com limpeza em superfícies pintadas:
Alguns multiusos encontrados nos supermercados costumam manchar as paredes. Caso vá usar um multiuso, ou qualquer outro produto que não conheça, faça um pequeno teste antes numa área discreta, espere algumas horas para secar bem e veja se não manchou ou alterou a cor da tinta.
Muita atenção ao limpar respingos de tintas sobre superfície pintadas. Ao remover o respingo você também poderá acabar removendo a tinta de trás. Neste caso uma repintura localizada é o indicado.
Não use solventes como Thiner, Aguarrás ou outros para esse tipo de limpeza. Sobre esses tipos de solventes na limpeza, veja nossa dica "DEVO USAR OU NÃO SOLVENTES NA LIMPEZA DOMÉSTICA?"




Comentários