top of page

Blog da limpeza

Cuidados com porcelanatos

  • Foto do escritor: Limpas
    Limpas
  • 19 de abr. de 2018
  • 3 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2018

Entendemos que o porcelanatos foi uma revolução em matéria de pisos. Lindos, fácil de instalar, limpar, resistente e durável. Substitui com vantagens inúmeros pisos e, ao contrário de seu princípio, seu preço hoje é acessível e os modelos cada vez mais variáveis. Há para todos os gostos, ambiente e também serve para revestimento de paredes. Temos muitas coisas para falar sobre esse material maravilhoso e sua constituição, mas vamos focar nos cuidados pós assentamento e algumas dicas.


A grande vantagem desse piso é que ele não necessita manutenção complicada. Ao contrário, são simples, mas necessita de atenção. O porcelanato é resultado de alta tecnologia, por isso um bom porcelanato é feito para durar toda uma vida com cuidados básicos que estarão basicamente ligados à limpeza:

Nunca lave ou limpe um porcelanato com água sanitária (cloro) ou sabão em pó (de lavar roupas), aliás, nunca lave piso nenhum com esses produtos, a não ser em situações específicas e sabendo que eles não são adequados para limpar pisos nobres. Evite os multi-usos convencionais, muitas pessoas reclamam que alguns desses produtos mancham seus porcelanatos ou mármores. Ácidos fortes, do tipo limpa pedras, nem pensar. Não se arrisque também com produtos estranhos ou sem procedência, principalmente quando prometem milagres. Existem no mercado produtos específicos para limpeza de porcelanatos, procure conhece-los e usar sempre o mesmo, evite a troca-troca de produtos.

Caso possua um piso íntegro, invista na boa limpeza cotidiana. Tenha em consideração que os porcelanatos possuem poros e são neles que as sujidades se depositam. Evite que elas se aloquem tratando das sujeiras superficiais que surgirem limpando ou lavando sempre. Use produtos específicos ou, na falta, detergentes neutros com bons agentes limpadores que, a propósito, não são caros; muitos são proporcionalmente mais em conta que os detergentes comuns dos supermercados. Como já informamos em outras dicas, a boa limpeza cotidiana de pisos não requer malabarismos, nem tão pouco técnicas secretas ou especiais.​


PISOS E REVESTIMENTOS DE PORCELANATOS (Imagens meramente ilustrativas)


Evite fazer tratamentos em porcelanatos, do tipo impermeabilizações, selagem, passar ceras e outros, exceto se for necessário. Isso descaracterizará o piso. Assente o porcelanato ideal para onde será usado e não fique compromissado com manutenções de tratamento com um piso que pode dispensar isso.

Caso você tenha um porcelanato polido que foi queimado por ácido agressivo ou outros produtos - na verdade o que aconteceu foi que esse produto abriu os poros do material, causando um esbranquiçado ou ofuscamento, isto é, a perda do brilho - saiba que há esperanças: com raras exceções, é possível restaurar o aspecto original através de polimento natural. Há, também, o polimento artificial, mas pode descaracterizar o piso. Dê preferência (sem dúvidas) para o primeiro.


Muitas pessoas que assentam porcelanatos desconhecem que certos fabricantes passam uma cera protetora nesse material, quase imperceptível, e que deve ser retirada depois que a obra termina. Por não saberem, acabam deixando essa cera que logo após as primeiras limpezas verão que há algo estranho sem que consigam diagnosticar o problema. Achamos importante essa dica já que vimos clientes entrarem em desespero quando começaram a perceber alterações em seu piso. Neste caso, a solução é simples, retirar essa cera, mas lembrando que há produtos e equipamentos específicos para tanto. Não se aventurem usando qualquer produto, senão a situação complica, e muito. Não confundir essa cera protetora removível com a camada protetora gloss, ou super gloss, que é uma cera parte do material, adicionada durante a preparação do porcelanato para produzir impermeabilização e brilho.

Lembrando que não é só uma má limpeza a forma de deterioração do piso, atritos mecânicos também são. Evite arrastar objetos sobre eles e tenha em conta que em locais de alto tráfego haverá desgaste caso o PEI de um piso esmaltado for baixo. Portanto, mais uma dica: se for comprar porcelanato esmaltado para piso verifique seu PEI, conforme a intensidade de tráfego que haverá no local.

Comments


limpas limpeza

SOLUÇÕES EM LIMPEZA
E REVESTIMENTOS

Atendimento pelo WhatsApp

Lins SP

limpas lins sp
planilha

bottom of page