Devo usar ou não solventes na limpeza doméstica?
- Limpas
- 16 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2018
Não recomendamos. Mas vamos falar um pouco sobre isso.
Embora sejam muito utilizados, solventes não são produtos específicos para limpeza residencial em geral. No que se refere à limpeza, terá suas utilidades para outras áreas de limpeza como, por exemplo, desengraxe de peças metálicas nas industrias e outros elementos mais brutos.
Solventes, ou dissolventes, são produtos a base de petróleo feitos para dissolver outra substância, permitindo a dispersão em seu meio. Solventes são bons para dissolver, por exemplo, uma tinta, afinando-a, sem comprometer suas propriedades ou dissolver uma graxa ou algo viscoso que permita ser dissolvido por esse tipo de produto.

Não obstante, um solvente muito utilizado na limpeza doméstica é o querosene. Ele dissolve, por exemplo, a gordura no exaustor da cozinha, no piso e outras áreas. Mas, o que fazer com aquela gordura dissolvida? E mais, o que fazer com o querosene que ali ficou? Entendendo melhor: Naquela superfície ficou uma gordura dissolvida misturada com querosene. E como limpar isso agora? Precisávamos remover aquela gordura, e não dissolve-la, verdade?
Embora seja comum o uso de querosene na limpeza de vidros, não recomendamos, pois querosene é óleo. É estranho, ou no mínimo complicado, querer limpar vidros com óleo. Saiba mais sobre isso em nossa dica "LIMPEZA DE VIDROS E TEMPERADOS".
Na limpeza residencial no geral, como pisos e revestimentos, o solvente pode até dissolver a sujidade dependendo seu tipo, mas o que fazer para remover o elemento dissolvido? O que fazer para remover os resíduos do solvente que ficaram?
Em limpeza as coisas possuem fundamentos, se fugir deles já não estaremos mais falando de limpeza.
Como existe excelentes produtos de limpeza no mercado com agentes limpadores, emulsionantes e removedores recomendamos o uso desses, conforme a limpeza que deseja fazer, e não solventes, senão pode passar a ter mais um problema.
Aliás, nem para tirar marcas de tintas nós recomendamos, pela mesma razão já apresentada: dissolverá a tinta a ser tirada, mas haverá dificuldade para sua remoção e, dependendo o material, poderá absorver os resíduos dissolvidos. Para isso existem os removedores específicos. Veja um dos trabalhos que fizemos usando produto com bons agentes de limpeza + poder de remoção sem produtos a base de petróleo:

Ao pintar a grade, o piso foi todo afetado pela tinta óleo aplicada com revolver.
Fizemos a limpeza sem usar nenhum tipo de solvente ou produtos agressivos.

Finalmente, lembrado que solventes costumam ser inflamáveis, produzem forte cheiro no ambiente e pode ressecar materiais e corroer certas superfícies. Portanto, use bons produtos de limpeza em sua residência, adequado para cada tipo de sujidade.
Commentaires